Aplicações desprotegidas: a ameaça aos dados confidenciais não para de crescer
Aplicações mal programadas trazem riscos para as empresas. Com a crescente tendência das organizações de desenvolver aplicações para modernizar processos internos e oferecer mais comodidade ao cliente, uma enxurrada de informações confidenciais desprotegidas está indo parar na camada de aplicações. E como muitas vezes a segurança sequer entra no ciclo de vida do desenvolvimento dos softwares, o risco imposto por aplicações sem segurança não compensa o aumento da eficiência e satisfação do cliente.
No programa de Segurança de Aplicações 360º, a segurança forma a base do desenvolvimento e operação das aplicações. O programa alia técnicas de segurança ofensivas e defensivas para fornecer proteção contínua contra as ameaças persistentes às aplicações.
Revisão do código da aplicação | Firewall de aplicativo da Web com patches virtuais | ||
Teste de penetração da aplicação | Treinamento em Desenvolvimento Seguro |
O programa é personalizado para cada cliente e funciona com as principais metodologias de desenvolvimento de software (ex.: ágil, RAD, cascata, espiral, etc.).
Aplicações personalizados precisam de segurança personalizada. Durante a revisão do código das aplicações, os especialistas em segurança de aplicações realizam uma inspeção manual de todo o código-fonte da aplicação em questão, com o objetivo de:
A revisão do código culmina em um relatório exaustivo, com detalhes sobre áreas específicas do código da aplicação que precisam de reparo para manter o sistema em segurança. A revisão manual possibilita fornecer aos desenvolvedores da organização informações instrutivas e específicas sobre a aplicação, que permitem engendrar uma ação de resposta, e não aquelas informações genéricas fornecidas por algumas ferramentas automáticas.
Realizado pelos especialistas em segurança de aplicações, o teste de penetração da aplicação simula um ataque para avaliar a eficácia dos controles de segurança de um aplicativo. O teste é exaustivo e é feito manualmente na aplicação nas mais diversas perspectivas de usuário autenticado e não autenticado, revelando riscos decorrentes de brechas de vulnerabilidade que podem ser aproveitados pelos agentes invasores.
O WAF (Firewall de aplicações Web, na sigla em inglês) que oferece segurança personalizada baseada em comportamento para cada aplicativo protegido. Só o WAF usa um sistema de perfis com patente requerida e diversos mecanismos de detecção colaborativos para assegurar o tráfego de dados de missão crítica e ainda fornece proteção completa para os aplicações a fim de manter as informações confidenciais da organização a salvo de ataques diretos e vazamentos.
Dentro do programa de Segurança de Aplicações 360o, cada WAF é configurado e ajustado pelos especialistas que realizaram os testes de penetração da aplicação e as revisões do código e permitiram um íntimo conhecimento das aplicações, garantindo proteção abrangente.
Os patches virtuais protegem aplicações vulneráveis a ataques, sem a necessidade de esperar pelo próximo ciclo de versões. O programa inclui a análise constante de segurança e do log de falhas da aplicação pelo especialista e a aplicação de patches virtuais que protegem instantaneamente os pontos de vulnerabilidade encontrados. Os resultados encontrados são apresentados e as recomendações submetidas à aprovação do cliente antes da aplicação dos patches virtuais.
A SERVNET oferece uma sessão de treinamento personalizada aos desenvolvedores da empresa com base nas práticas recomendadas do setor e nos resultados das análises realizadas. Esse serviço previne novos erros de codificação, já que os desenvolvedores são treinados com os próprios exemplos encontrados em seus aplicações.
Exemplos pontuais dos testes de penetração dos aplicações e revisões de código realizados pelo programa de Segurança de Aplicações 360o podem ser incluídos no treinamento. Dessa forma, a equipe de desenvolvimento aprende com os problemas de codificação que fazem parte da realidade da empresa, e já sai pronta para aplicar os conhecimentos adquiridos.