A MOBOTIX fabrica há anos exclusivamente câmeras em megapixels e é considerada líder mundial de mercado em sistemas de vídeo de alta resolução.
Esta tecnologia garante um detalhamento cerca de 30 vezes maior que a analógica. Quanto maior a resolução, melhor o detalhamento da imagem. Enquanto na tecnologia analógica, uma imagem capturada conta em geral com 0,1 megapixel (CIF), uma câmera MOBOTIX registra as imagens com 3,1 megapixels.
Outro diferencial, é seu alcance fotográfico - com panorama de até 360°, reduzindo muito o número de câmeras e, com isso, os custos. Com uma única câmera MOBOTIX, por exemplo, quatro pistas de posto de gasolina podem ser registradas, substituindo quatro câmeras tradicionais.
É comum que as câmeras apresentem apenas fotos. O processamento e a gravação acontecem normalmente subordinados a um PC central, por meio de um software de gerenciamento de vídeo (de alto custo).
A estrutura centralizada clássica não é adequada para sistemas de vídeo de alta resolução, pois não apenas é necessária uma conexão de banda larga, mas também o desempenho de processamento de PC é insuficiente para diversas câmeras de alta resolução.
Se um filme em MPEG4 HDTV carrega demais um PC, como ele poderia processar dúzias de câmeras de alta resolução gravando ao vivo? Assim, as instalações centralizadas clássicas são menos adequadas e não rentáveis, devido ao grande número de PCs necessários para sistemas de alta resolução.
Ao contrário dos outros sistemas, no conceito descentralizado MOBOTIX, integra-se a cada câmera um processador de alta capacidade e, se necessário, uma memória flash de longo prazo (cartão MicroSD - até 64GB) para gravação com duração de diversos dias. O PC e/ou centro de controle de vídeo servirão apenas para simples visualização e controle das câmeras (PTZ), mas não para avaliação e gravação. Isso torna supérfluo um software de gerenciamento de vídeo caro e pesado, pois as funções principais e de alto processamento já estão integradas nas câmeras MOBOTIX.